Lixeira



quarta-feira

Hacker americano se conecta à internet usando um modem produzido há quase 45 anos

Sim. É possível até navegar com o modem “dinossauro”


O geek norte-americano K.C., também conhecido como “Phreakmonkey”, postou no YouTube um vídeo detalhando um feito no mínimo inusitado: ele conseguiu se conectar à internet – e navegar – usando um dos modems mais antigos de que se tem notícia, um “Livermore Data Systems Model A”, produzido por volta de 1964. O único outro modelo semelhante, segundo o vídeo, está em um museu na Califórnia.

O modem em si parece saído de um conto “steampunk”, montado dentro de uma caixa de madeira envernizada, com dobradiças, tranca de latão e alça de couro para transporte. Ele é totalmente analógico: não é possível enviar comandos a ele como em um modem “moderno” (por exemplo: ATDT , o comando para discagem). Em vez disso, ele é “transparente”: simplesmente remete-se os bits “crus” pelo cabo e espera que eles cheguem até o outro lado, um de cada vez, a estonteantes 300 bits por segundo (lembrando que um modem discado moderno se conecta a 56 mil bits por segundo e que uma conexão rápida bastante comum no Brasil gira em torno do um milhão de bits por segundo).

Phreakmonkey não só colocou o modem para funcionar (o que deu um certo trabalho, pois ele precisou achar um computador com porta serial e algum lugar com um modem do outro lado para onde discar), como navegou pela internet: conectado a um sistema Linux remoto, ele usou o Lynx, um navegador em modo texto, para abrir a página inicial da Wikipedia. Tempo necessário? Mais de um minuto para mostrar algumas linhas de texto.



O vídeo é impressionante, e serve de consolo para quem acha que uma conexão de um megabit por segundo é lenta. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário