Lixeira



segunda-feira

4 Curiosidades Impressionantes!

1. Como se originou a expressão O.K?

O.K significa: “tudo certo” (all correct em inglês). No início do século XIX, em Boston, nos Estados Unidos (EUA), em vez de usar as letras A.C, que poderiam ser confundidas com "alternating current" (corrente alternada), as pessoas diziam O.K de (oll korrect), gíria de mesmo significado. Durante uma campanha presidencial de 1840, a sigla foi usada como slogan e acabou conhecida no país inteiro. Outra versão é que a sigla começou a ser usada durante a Guerra da Secessão, uma disputa entre o norte e o sul dos Estados Unidos (EUA). As fachadas das casas exibiam o O.K para indicar zero killed, ou seja, nenhuma baixa na guerra civil.

2. Como se originou a AIDS?

Chimpanzés silvestres do subgrupo "Pan troglodytes troglodytes" são portadores sadios do vírus da deficiência imunológica em símios, uma infecção considerada a "Aids dos macacos" e muito semelhante ao HIV-1, responsável pela pandemia humana de Aids, constataram cientistas franceses, americanos e britânicos que participaram da pesquisa.
Em melhores palavras, os humanos fizeram chuplét chuplít com os macacos ai deu nisso.

3. Bill Gates não inventou o Computador.

Em 1943, um projeto britânico, sob a liderança do matemático Alan Turing, colocou em operação uma série de máquinas mais ambiciosas, o COLOSSUS, pois ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas eletrônicas (por coincidência, mais ou menos o mesmo número de válvulas que Zuze propusera para a nova máquina que não lhe permitiram desenvolver).

Colossus
COLOSSUS - 1943
Criado para quebrar códigos alemães ultra - secretos.

O Colossus trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência.
Ele processava 25.000 caracteres por segundo.

Em 1945, John von Neumann delineia os elementos críticos de um sistema de computador.

Já em 1946, surgiu o ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, "Computador e Integrador Numérico Eletrônico", projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA, na Universidade de Pensilvânia. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert (que era um gênio em engenharia, pois quando tinha apenas 8 anos contruiu um rádio a cristal e colocou-o num lápis).
ENIAC
ENIAC - 1946
Primeiro computador digital eletrônico
de grande escala


O ENIAC tinhas as seguintes características:

* Totalmente Eletrônico
* 17.468 Válvulas
* 500.000 Conexões de Solda
* 30 Toneladas de Peso
* 180 m² de Área Construída
* 5,5 m de Altura
* 25 m de Comprimento
* 2 Vezes maior que MARK I
* Realizava uma Soma em 0,0002 s
* Realizava uma Multiplicação em 0,005 s com Números de 10 Dígitos

Só que o ENIAC tinha um grande problema: por causa do número tão grande de válvulas, operando à taxa de 100.000 pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de chances a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de superaquecer-se. Pois as válvulas liberavam tanto calor, que mesmo com os ventiladores a temperatura ambiente subia, às vezs, até 67°C. Então Eckert, aproveitou a idéia utilizada em órgãos eletrônicos, fazendo com que as válvulas funcionassem sob uma tensão menor que a necessária, reduzindo assim as falhas a 1 ou 2 por semana.
Válvula


Nesta época, as válvulas representavam um grande avanço tecnológico, mas apresentavam os seguintes problemas:

* Aquecimento Demasiado Provocando Queima Constante
* Elevado Consumo de Energia
* Eram Relativamente Lentas

O ENIAC foi desativado em 2 de outubro de 1955.

O sucessor do ENIAC foi o EDVAC - Eletronic Discrete Variable Computer ou "Computador Eletrônico de Variáveis Discretas". O EDVAC foi planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna. Os dados, então, eram armazenados eletronicamente num meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiam para frente e para trás, tão lentamente quanto podiam, de fato a reter a informação, semelhante a um desfiladeiro que retém um eco, que Eckert decobriu por acaso ao trabalhar com radar. Outra grande característica do EDVAC era poder codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal, reduzindo bastante o número de válvulas.

No ano de 1947, John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain inventam o TRANSISTOR.

Em 1949, surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", o qual marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra: Começou a "Era do Computador"!

EDSAC - 1949 e seu inventor,
o cientista inglês - Maurice Wilkes
o primeiro computador operacional em grande escala
capaz de armazenar seus próprios programas.

E em 1951, surge o primeiro computador comercial o LEO
LEO
LEO - 1951 - primeiro computador comercial


Computadores de Segunda Geração

Já em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transistor que passou a ser um componente básico na construção de computadores e apresentava as seguintes vantagens:

* Aquecimento Mínimo
* Pequeno Consumo de Energia
* Mais Confiável e veloz do que as Válvulas

Transistor
Transistor Transistor


No mesmo ano, John Mauchly e Presper Eckert abriram sua própria firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados. O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial.
UNIVAC
UNIVAC - 1952
Usado para prever resultados da eleição presidencial

Também em 1952, Grace Hopper transformou-se em uma pioneira no processamento de dados, pois criou o primeiro compilador e ajudou a desenvolver duas linguagens de programação que tornaram os computadores mais atrativos para comércio.

Em 1953, Jay Forrester, do MIT, construiu uma memória magnética menor e bem mais rápida, a qual substituía as que usavam válvulas eletrônicas. Já em 1954, a IBM concluiu o primeiro computador produzido em série, o 650, que era de tamanho médio e enquanto isso, Gordon Teal, da Texas Instruments, descobre um meio de fabricar transistores de cristais isolados de silício a um custo baixo.
IBM 650
IBM 650 - 1954

Conclui-se em 1955, o primeiro computador transistorizado, feito pela Bell Laboratories: o TRADIC, o qual possuía 800 transistores, sendo cada um em seu próprio recipiente.
TRADIC
TRADIC - 1955


Computadores de Terceira Geração

De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participam do desenvolvimento do CI - Circuito Integrado. Em 1960, a IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI, ou pastilhas, que ficaram conhecidas como Chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos.

E Steven Hofstein, descobriu, em 1961, o transistor de efeito de campo, usado nos circuitos integrados MOS.

No ano de 1965, a Digital Equipment introduz o PDP-8, o primeiro minicomputador comercial e com preço competitivo.

PDP-8
PDP-8 - 1965
primeiro minicomputador comercial

Os primeiros computadores com circuito integrado foram criados pela Burroughs, em 1968, e tinham o nome de B2500 e B3500.
Burroughs
1968 - primeiro computador com circuito integrado

Em 1971, Ted Hoff, planeja o microprocessador Intel 4004, o qual era um único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits. Já em1974, Ed Roberts, do MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) em Albuquerque - Novo México, constrói um microcomputador chamado ALTAIR 8800 (o nome "Altair" se deve a uma estrela, pois consideravam o lançamento da máquina um "evento estelar"), cuja máquina foi construída com base no processador da Intel o 8080, que já era um descendente do processador Intel 8008. O ALTAIR tornou-se o maior sucesso, marcando o início de uma indústria multibilionária, pois Roberts esperava vender uns oitocentos ALTAIR por ano e acabou tendo dificuldades para satisfazer 4.000 pedidos!
Intel 4004 - 1971

Intel 8080 - 1974

MOS Technology 6502 - 1975

* Primeiro Microprocessador
* 2.250 Componentes
* Soma 2 Números de 4 bits em 11 Milionésimos de Segundo



* Tornou-se Padrão para a Indústria dos Microcomputadores
* 4.500 Componentes
* Soma 2 Números de 8 bits em 2,5 Milionésimos de Segundo



* Bastante Usado em Computadores Domésticos
* 4.300 Componentes
* Soma 2 Números de 8 bits em 1 Milionésimos de Segundo



Logo após, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou "Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes") para o ALTAIR. Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das mais bem sucedidas companhias de software para microcomputadores.

Bill Gates e Paul Allen - 1975

Placa Apple I
Placa de Circuitos da Apple I
batizado de "Nosso Fundador"
emoldurada e pendurada no primeiro escritório da empresa em 1977

Apple II, TRS-80 e PET
Apple II, TRS-80 e PET - 1977




No ano de 1977, surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da Commodore. Em 1979, é lançado pela Software Arts o "VisiCalc", o qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores.

4. o primeiro video clipe de rock foi feito pelos Beatles...

Os Beatles foram a primeira banda a disponibilizar um video clipe de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário