Lixeira



domingo

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

68887[1]

RPGs, assim como a vida, são cheios de pequenas coisas as quais não damos o devido valor, mas que são necessárias. Confira aqui sete coisas que todo RPG deve ter.

Dicas de que o HP do inimigo está baixo

01-620x[1]

Sempre que um dos integrantes da sua equipe fica com o HP (vida) baixo, ele começa a dar sinais de que está fraco, o inimigo aproveita a deixa e concentra os ataques no seu companheiro que está morrendo. Porque não o contrário? Porque não ajudar o jogador a saber quando dar o ataque final ou guardar suas magias mais poderosas para inimigos mais saudáveis? O pior de tudo é que são poucos RPGs que têm essa característica…

Armas e armaduras equipadas que apareçam no personagem

tier-6-warrior[1]Isto é algo que todos RPGs realmente deveriam ter. Alguns, como World of Warcraft e Elder Scrolls, mostram as armaduras e armas equipadas, mas os jogos japoneses sequer se preocupam em fazer isso nos RPGs produzidos na terra do Sol nascente. Seria ainda mais interessante se tudo que você equipa no seu personagem aparecesse. Se eu coloquei um Capacete de Mythril, quero ver como fica durante o jogo, ou se meu personagem colocou óculos diferentes, seria legal se eles aparecessem. É ridículo colocar uma armadura gigantesca no personagem e vê-lo lutar com um par de calças enormes que parecem que não foram feitas para ele.

Bestiários

03-620x[1]

Todo e qualquer RPG que se preze possui as mais variadas criaturas – goblins, lobisomens, plantas, esqueletos, etc. O problema é que muitas vezes os produtores do jogo sequer se preocupam em disponibilizar mais informações sobre as criaturas. Pode parecer bobo, mas é divertido saber o porquê dos nomes ou os motivos que me levam a duelar com determinado monstro.

Bons menus de lojas e vendedores de itens

04-620x[1]

Lá vai você gastar seu rico e suado dinheirinho em novos itens antes de sua próxima batalha. Mas isso somente se você conseguir entender o que acontece nos menus das lojas de itens dentro do jogo. Porquê não explicar o que cada item faz ou se tal arma é melhor do que a minha? E ainda existem jogos que não tem a opção de equipar os novos itens logo após a compra! Um menu melhor, mais simples e com mais opções, seria muito bem vindo.

Quando a equipe se separa ao chegar em uma nova cidade

05-620x[1]

Pronto, fim do labirinto, chefão morto e uma nova cidade a sua frente. É nesse momento que a equipe se separa e cada um vai fazer o que gosta: um vai às compras, outro brinca com as crianças locais. Sempre é interessante ver os personagens fora do campo de batalha. Assim, podemos conhecer e criar laços mais fortes com eles. É incrível que alguns RPGs não façam isso.

Recuperar HP e MP ao evoluir de nível

l5ding[1]Isso não acontece muito, mas quando acontece, é muito bem vindo. Recuperar HP e MP (magic points) ao evoluir um nível é um atrativo e um incentivo a mais na hora de treinar seu personagem. Não há nada como estar com pouquíssima vida, mas ainda assim pertinho de conseguir um nível, e continuar lutando por tempo suficiente para poder evoluir e recuperar suas energias. Pokémon e Sacred 2 são dois RPGs que têm essa possibilidade.

Feitiços de alterar status que realmente funcionem

sleep[1]Todos conhecem esse tipo de feitiço. São aqueles que não distribuem dano, mas que afetam a batalha em vários jeitos, adormecendo ou envenenando o inimigo. O problema é que quase sempre eles são inúteis. Os chefões são imunes a eles e inimigos comuns também não sentem os efeitos. Claro, seria ridículo se todos os feitiços fossem 100% infalíveis, mas ser 100% imune também complica. Alguns jogos como os da série Pokémon sabem muito bem usar os efeitos de envenenar e adormecer.


(via Destructoid)

Nenhum comentário:

Postar um comentário