Lixeira



quarta-feira

[Tecnologia] Saber se proteger das ameaças virtuais é fundamental

Acho que todos nós concordamos que o maior incômodo que a tecnologia pode nos oferecer é justamente aquele perigo real e imediato de sermos vítimas de ameaças virtuais. Hoje em dia, ela vem pelos mais diversos mecanismos e por onde a gente menos espera: desde um simples e-mail, até um link enviado pelo Twitter, por quase todas as vias existentes de transmissão de conteúdo online você pode ser infectado por vírus, malwares, spywares, trojans e derivados. Este post terá algumas dicas simples e baratas de como você pode se proteger das ameaças virtuais, e evitar o incômodo de ser obrigado a pagar pela manutenção da máquina, ou pior: perder todos os seus dados, e recomeçar a configuração do zero (o que, cá pra nós, é um pé no saco).

Humor Nunca confies num computador

Uma coisa que é necessário deixar bem claro aqui. Muitos dos problemas causados pelos internautas em relação à arquivos nocivos que invadem as máquinas é por culpa dos próprios internautas. Sim, amigos, é verdade. A grande maioria dos internautas brasileiros possuem um comportamento perigoso e displicente na web, sendo os responsáveis diretos pelos danos causados. Sabe como é: “ah, mas eu achei que o e-mail era confiável”, “eu nunca visitei este site”, “foi minha amiga que mandou este link do Orkut”, “eu não visito sites pornô”, são frases que acabam entregando a pessoa que não se dá conta do quão é importante ter um comportamento mais responsável na web. Pessoas com o perfil de clicar em tudo quanto é link, visitar tudo quando é blog/site, aceitar tudo quanto é arquivo enviado, tem muito mais chances de serem violados (digitalmente falando) do que os usuários mais responsáveis.

virus0401

Mas, vamos para a parte prática do negócio. Este aqui é o básico do que você precisa ter para ficar protegido nas suas navegações da web. Não vou citar aqui configurações avançadas, pois isso (penso eu) só se aplica para os hard users. Levo em conta que quem vai ler este post, na sua maioria, são os usuários mais comuns. Vamos lá:

Anti-Vírus: este aqui é indispensável para usuários Windows, Linux, Mac… ah, sim, acreditem; existe vírus para Linux e Mac também (em escala menor, claro). Hoje em dia, existem anti-vírus muito bons que são a custo zero, cada um com características das mais diversas, para os diversos sistemas. As opções pagas também são muito boas, e posso até dizer que, comparado ao que acontecia há 10 anos atrás, os preços de hoje são muito competitivos. Logo, se você tem condições de adquirir um anti-vírus pago, escolha sem pestanejar. Principalmente se no seu caso você usa sua máquina como fonte de renda, ou tem dados muito importantes a serem salvos. Exemplos: AVG, Avast, Panda, Avira (gratuitos) Norton Internet Security (que é uma suíte completa de programas de proteção), Kaspersky, NOD32 e AVG Professional (pagos).

Anti Spyware: uma das coisas que os usuários confundem com muita freqüência é esta história de vírus e spyware. São coisas diferentes, são programas diferentes, que causam danos diferentes na máquina. Um spyware, por exemplo, pode conter um vírus, que pode ser liberado em um momento posterior, o que o torna um bocado perigoso. Logo, um anti spyware se torna um item indispensável para a boa preservação de seus dados, e para o bom funcionamento do seu equipamento. Exemplos: ComoFix, A-Squared, Spyware Terminator, Ad-Adware, Spybot (gratuitos), Spyware Doctor, Ashampoo, AVG Anti Spyware e Webroot Spy Sweeper (pagos).

Seus programas atualizados: mantenha, sempre que possível, os seus programas que se conectam à internet atualizados. Toda atualização feita faz com que seus programas trazem as devidas correções necessárias para que, não apenas ele tenha o melhor desempenho, mas também para proteger o computador de possíveis vulnerabilidades. Logo, sem preguiça para updates. Se sua máquina não as suporta, dê um jeito para fazer as devidas atualizações.

0460

Mantenha seu sistema operacional atualizado: da mesma forma que os programas, porém com alguns aspectos a serem colocados. Ter um sistema operacional de versão mais antiga nem sempre é o ideal, mas como moramos no Brasil, em muitos casos, temos que usar da alternativa de manter versões antigas. Neste caso, mantenha sempre atualizado o SO, com os updates mais recentes e service packs devidamente instalados. O mesmo exemplo do “ah, mas minha máquina ficou lenta depois que instalei o SP”; dê um jeito de detectar o porquê e, se possível, invista na melhoria do equipamento (às vezes, a gente se esquece que um computador é também um investimento).

Prudência, programas complementares e canja de galinha: como disse no começo do post, cuidado com o que você vai fazer na internet. Não estou falando para ninguém deixar fazer nada, mas é sempre bom recomendar o cuidado e a responsabilidade ao clicar em links e fazer downloads. Além disso, cabe aqui dizer que programas de manutenção do sistema, que fazem reparação do registro e backup de programas (principalmente em caso de reparação do registro, pois algumas chamadas existentes no sistema podem dar brechas para que outras pragas virtuais invadam a máquina).

Estes e outros programas você pode encontrar com facilidade no Baixaki (www.baixaki.com.br).

E a canja de galinha é o que nossas avós sempre falam, mas foi mais pra fazer uma graça no final do post mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário