Lixeira



terça-feira

Jogos Clássicos. Parte 1

Bom aqui estréia mais uma coluna Jogos Clássicos, onde serão feitas análises minuciosas dos antigos jogos que povoaram o imaginário juvenin, com seus gráficos toscos e músicas repetitivas e disponibilizaremos para download os jogos analisados.

Começaremos com Doom, que é lapidar no estilo First Person Shoot (Tiro em Primeira Pessoa) ou Jogo Estilo Doom.



Vamos começar pelo mais importante e embrionário dos jogos de tiro. Lançado em 1993, Doom foi considerado extremamente violento e polêmico. Sua história se passa em um Complexo Militar-Industrial, a Union Aerospace Corporation (UAC), em Marte, onde o Jogador foi deportado por ter atirado em um Oficial superior que ordenara que atirasse em civis.
Nesse Complexo, eram realizadas experiências de teletransporte entre as luas de Marte, mas algo dá errado e os demônios começam a invadir as áreas de teletransporte e o único sobrevivente é você, “Um dos mais durões na terra, endurecido em combate e treinado para a ação“.

ENREDO


Na boa, a história é muito bacana. Demônios, Marte, teletransporte. Tudo que se espera de um bom enredo que envolva muito tiro, sangue e vísceras. Mas infelizmente ela só está presente no Manual, porque no jogo em si, ela praticamente não é presente. Desde de o começo do jogo, a única coisa que mais se assemelha a um enredo é o fato de sair atirando alucinadamente, igual um estudante Sul-Coreano em uma escola americana. Mas é claro que isso não é uma crítica ao jogo, mas com uma história tão divertida, ela poderia ser mais explorada. Uma pena, mas segundo um dos criadores do jogo Jonh Camark, “história num jogo é tão importante quanto à história num filme pornô“. Se ele assistisse Garganta Profunda, talvez mudasse de idéia.

JOGABILIDADE

jogabilidadede Doom dispensa comentários, ela é totalmente revolucionária. Seus controles são de fáceis manejo e com alguns minutos de jogo você já está totalmente familiarizado com eles. A inteligência Artificial é interessante e os mapas labirínticos criam um ambiente de imersão satisfatório. Apesar de parecer que Doom se limita a apontar e atirar, o jogo dispõem de um grande arsenal de armas, desde a mais simples pistola até a grandiosa BFG 9000 (Big Fucking Gun), simplesmente lindo.

GRÁFICOS

Eu odeio essa expressão “para aquela época“. Mas os gráficos de Doom realmente são muito bons para aquela época, porque infelizmente depois de jogos com alto nível de realismo e violência, os pixels explodindo e a bela tosquidão dos gráficos não assustam nem a mais inocente criança. Mas em meados de 1993, aquelas tripas voando pelo cenário eram um espetáculo sensacional.


SOM

As músicas de Doom são inspiradas em bandas de Heavy Metal, porém assim como o enredo, isso é algo praticamente imperceptível, já que os barulhos de tiros e explosão são o que realmente tomam conta da atenção.

CONCLUSÃO

Doom é do caralho, se existe alguma mais legal que Satanismo e Tiros, por favor me apresentem, porque preciso conhecer. Não é um jogo datado que só teve graça nos anos noventa, desafio qualquer um a começar a jogar Doom sem se empolgar e achar um dos jogos mais divertidos já feitos, ta certo que os gráficos não são aquela coisa mais vale apena jogar de novo.
xD

Produzido pela Id Software.
Para jogar online, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário